Depoimento sobre o parto parte I
Gostaria de dividir com vocês a minha experiência de parto. Acho muito importante as futuras mamães se prepararem para este momento que é tão incerto em nossas vidas. A informação é a melhor forma de se preparar para este momento. Assisti muitos vÃdeos (inclusive tem um da Bela Gil que fala sobre violência obstétrica no canal dela no YouTube), li muitos artigos, assisti e li depoimentos de outras mamães, em fim consumi tudo que estava disponÃvel na web de profissionais da saúde à pessoas comuns, o importante pra mim era a informação.
"No dia 18/09 comecei a ter contrações mais fortes e acompanhadas de dor (nada insuportável) e felizmente eu tinha consulta com meu ginecologista que me examinou e constatou que eu já não tinha sinal do colo do útero e que já estava com 3cm de dilatação. Nos advertiu dizendo que o Dom poderia nascer pela madrugada ou no dia seguinte dependendo da evolução do trabalho de parto. Mesmo tendo contrações (que eu não considerava forte) eu pensava que podia ser apenas um ensaio do corpo, mas felizmente era o Dom querendo chegar. Essa certeza já foi suficiente para deixar o papai e a mamãe sem sono. Passei a noite monitorando as contrações e elas não ditavam um ritmo. Às vezes era de 30 em 30 minutos, outras de 15 em 15... não havia estabilidade. Então pela manhã fomos para a maternidade pois eu me sentia muito insegura, e tinha medo de a bolsa ter estourado e eu não ter percebido. Ao ser examinada pelo médico plantonista ele constatou que já estávamos em trabalho de parto realmente é agora com 4cm de dilatação (8:30h por volta), o Celso muito ansioso perguntou ao médico quanto tempo demoraria ainda para o Dom nascer e ele respondeu: 'se eu estiver lá em cima 2h.' Achei estranho e subimos para a sala onde o Dom nasceria. Ao ser internados fomos indagados sobre o tipo de parto que eu queria, o que me deu alÃvio pois eu não queria um parto cheio de intervenções e induções. Respondi que queria um parto humanizado, em que eu fosse indagada e tivesse consciência de todos os procedimentos a serem empregados; que gostaria de tentar um parto natural mas que queria ter a segurança de poder desistir a qualquer momento; pois esse era meu primeiro parto e eu não conhecia nada! E assim seguimos, após conhecerem minhas expectativas de parto enviaram no nosso quarto uma doula Carla Paceli que conversou comigo sobre ocitocina/ oxitocina, episiotomia e todas essas coisas que uma mamãe bem informada deve saber sobre o parto; o que me deixou completamente segura e confortada pois tive a certeza de que seria respeitada. Ela me ensinou a fazer exercÃcios enquanto as contrações vinham para que eu não gastasse minha força no trabalho de parto e na hora do parto estivesse fraca. Assim segui... à cada contração eu agachava. Não me deram almoço; mas o papai almoçou na cantina/restaurante da maternidade ... e eu faminta que estava pedi para comer algo, pois precisaria estar forte para o parto. Então me serviram 2 sucos de uva e 2 gelatinas, pois se eu precisasse tomar uma anestesia geral eu não poderia estar com comida no estômago. Compreendi pois também já havia lido sobre o assunto. Desde que me internaram de 30 em 30 minutos recebia visita de enfermeiras que monitoravam tanto eu quanto o Dom, me sentia super segura o tempo inteiro. As 15h após um toque da médica minha bolsa estourou, ainda com 5cm de dilatação, o que me causou muita ansiedade, pois eu ainda não sentia as temidas dores que todas me falavam, fora que no grupo restrito do WhatsApp da famÃlia estavam todos ansiosos também. Então permiti a administração da oxitocina. Aà começou o terror... comecei a ter dores insuportáveis fui para o chuveiro e o papai me ajudando com bastante água quente nas costas... então cheguei num ponto que não estava mais suportando e pedi anestesia. Papai chamou a médica que fez outro toque e de acordo com ela estávamos com quase 7cm e permitiu anestesia.












