"Se você quer conhecer o verdadeiro caráter de alguém, observe como essa pessoa trata os animais." - reflexão ideal de ego, ego ideal, pontos cegos e extrapolações sociais
"Se você quer conhecer o verdadeiro caráter de alguém, observe como essa pessoa trata os animais."
será?
recentemente, li essa frase em dois locais distintos.
a frase tem sentido.
mas não da maneira e pela razão que as pessoas acham que tem.
o fato de alguém tratar os animais bem diz algo do seu caráter em relação à vida animal. e pronto.
e nesse aspecto, se age verdadeiramente, com o coração e não com o ego e por aparência, status, ela está agindo de forma bonita, bela.
mas não há sentido algum pra generalizar isso pra outras áreas da vida… porque em nada devemos pensar assim.
em nenhum assunto faz sentido pegarmos um comportamento da pessoa e definir caráter, modo de viver, nível de confiança e etc.
afinal:
tem gente que tem afeto, tem empatia em algumas situações, mas ainda não tem em níveis que abranja todos. não é 8 ou 80. não é assim: sou empático ou não sou.
já mencionei diversas vezes aqui sobre Sombra - enquanto arquétipo.
devemos nos lembrar que não somos perfeitos, só Luz, só coisas legais e bonitinhas. podemos estar muito bem, alinhados, conscientes em alguns aspectos, e outros ainda estarmos a nos trabalhar.
e reconhecer isso é o primeiro passo para uma tomada de consciência e de clareza de onde estamos precisando melhorar.
por que estou enfatizando isso? Paty, qual a importância do que você está dizendo?
estamos conversando e tratando mais sobre vida animal.
estamos tendo muitos confrontos entre o que parece excesso aos olhos de alguns, mas, na real, é o natural;
o que é realmente excesso. e no meio de tudo isso, estamos perdendo o foco de uma coisa: a importância de revermos a visão da vida animal.
e, ainda assim, é importante eu trazer essa reflexão que não endeusa, nem glamouriza ninguém que aparentemente tem muito respeito pelos animais. aparentemente porque não estamos no íntimo da pessoa para saber o nível de autenticidade e amor verdadeiro do ato dela.
se olhamos para as pessoas que expressam respeito e empatia pelos animais, porém dizemos que ela é excelente em outros aspectos de sua vida, qual o efeito disso em nível social, de mente, psique coletiva?
extrapolações e criações de novos estereótipos. que vão tirar o foco do que importa. que vão glamourizar coisas e pessoas.
quer ver só um efeito possível?
note:
pessoas glamourizam e elevam alguém de forma geral por um aspecto específico ->
-> não compreendem que aquele ser é cheio de complexidades, e que para defini-lo, teríamos que ver o todo dele, não uma parte como se essa parte salvasse as demais eventualmente ruins ->
-> de repente, como é para ser, a pessoa mostra as suas falhas e questões de personalidade não trabalhadas, pois não olhou ou ainda não havia olhado para algum aspecto desarmônico de si. ->
-> quem endeusou esse ser se decepciona, mas geralmente o efeito de decepção NÃO é apenas com o ser, mas sim com a causa, o tópico o assunto ->
-> e é aqui que está o risco. ter iniciado a visão personificando uma causa a partir de alguém, endeusando o ser, não entendendo que ele em complexidades e pode ter falhas ->
-> e quando descobre, a sua "fé" com a causa é impactada.
mas precisava ser assim?
por que ainda temos esses padrões mentais? coletivamente falando, isso é uma erva daninha.
e isso pode ser diferente.
afinal, estou refletindo aqui de modo distinto. logo, é possível.
refletir sem fantasia é o ideal. com realidade e sem rotulações. sem endeusamentos. sem glamourizações. com pés no chão. e cabeça limpa.
se ignoramos a ideia de que todos temos complexidades na personalidade, que não somos ou o bonzinho ou o maldoso, não crescemos, e não servimos aos demais, sejam desconhecidos ou próximos.
pois estagnamos em uma visão 'límpida, porém falsa' do que achamos que somos e que os outros são.
temos dificuldades.
temos Sombras.
e okay. então vamos olhar para isso, individualmente, socialmente.
pois isso é mais saudável que se esconder por trás de uma visão e versão perfeita-porém-falsa de si mesmo e do outro.
temos desvios morais.
temos desvios de ego.
temos desvios de conduta, atitudes de desrespeito.
temos que discutir, pensar e sentir muito sobre a vida animal ainda, e sobre a ideia que nunca serviu de subjugação.
mas alguém tratar da vida animal não exclui que esse ser tenha, evidentemente, questões com:
-> preconceitos com classes sociais baixas, por exemplo;
-> outras dificuldades de ordem preconceituosa, discriminatória, excludente.
a vida real em muitas situações ainda é mais complexa que isso:
a pessoa tem empatia em alguns contextos, mas não em todos.
e é importante que ela melhore em todos, para ser plena e completa.
por que? porque ela ainda tem partes dela para perceber, melhorar, crescer.
ela está aprendendo a crescer moralmente, em amor, em compaixão.
temos sim dificuldades que não nos elevam a um grau de 100% em tudo.
e não estou passando pano para isso, ou justificando, bem pelo contrário; e sim trazendo clareza: olha, somos imperfeitos ainda.
e não é para seguirmos assim. é para reconhecermos que não somos ou 8 ou 80.
podemos ainda estar num meio termo meio bagunçado entre as duas coisas… ou até em extremos… e é importante alcançar um real equilíbrio.
para saber do todo de alguém, olhe pro todo.
pare de querer definir o todo por uma ação específica. e isso vale para tudo.
é a mesma coisa de dizer que todo aquele que trabalha é honesto.
como sei que é honesto?
trabalhar: um ato de buscar remuneração. É ISSO. ponto. honestidade: ter ações justas, claras, sem buscar vantajismo pessoal ou que passe por cima de outros, por exemplo.
um monte de pessoas trabalham e podem ter atitudes desonestas, e isso é óbvio.
é apenas um exemplo para entender a reflexão maior que estou trazendo.
a conclusão de que todo trabalhador é honesto tem 0 lógica. é conclusão rasa.
você percebe o quanto a mente humana tem o hábito maléfico de generalizar tudo?
e disso surgem: julgamentos, estereótipos, pré-conceitos ruins e preconceitos, tudo porque… generalizou.
saia da generalização. ela é uma faca de dois gumes.
e generalizar é sempre péssimo.
só glamourizamos excessivamente algo quando está em falta na sociedade;
e aí, depois de glamourizar, surgem outros erros de análise. extrapolações. e isso é uma erva daninha para o crescimento e expansão mental e ao pensamento crítico.
como esse, de que 'tem caráter toda pessoa respeita e tem afeto por animais'. não vamos ficar colocando tudo em caixas, estereótipos. isso não nos leva a lugar algum.
só ao lugar de estereótipos de um e de outro e, logo, de exclusões.
então, cada coisa em uma caixa, não porque uma vida vale mais que a outra - pois é sem sentido essa via de pensamento;
e sim porque o amor por seres que ainda são muito desrespeitados não vai significar que esta pessoa não tem outros aspectos de si para evoluir, melhorar.
e sobre Antropocentrismo maléfico:
o fato de uma pessoa tratar bem os animais não precisa ser colocado lado a lado com a visão sobre uma vida humana. são vidas distintas. coisas distintas.
sabe qual o maior problema? o hábito do ser humano de querer sempre ter um pra preferir, um pra elevar, e não a harmonia de conviver com todos.
essa é uma das dificuldades. o gosto por excluir.
a dificuldade de entender cada um enquanto ser específico, peculiar. e enquanto sujeito de direitos, como a vida, liberdade, saúde, paz.
gostar e respeitar um ser animal é para ser algo normal, sim.
isso parece meio 'surreal' e diferente demais em alguns momentos e contextos, porque as pessoas num geral ainda os tratam como menos.
então surge um choque quando duas atitudes distintas se encontram.
Então, quando alguém respeita, cuida, inclui dentro do que a vida animal pede de respeito e amor, aí a mente humana corre pra concluir, em algumas situações, duas coisas extremas:
"essa pessoa é anormal, olha como ela trata animais além do que deveria" que errado!"
- errado para você, dentro de sua perspectiva mental, que, com todo o respeito, no momento, está limitando a visão das vidas que existem nesse planeta.
ou, por outro lado, também extremo:
"essa pessoa é muito mais… bem mais que a média… olha como ela respeita os animais; olha como ela deve ser de excelente caráter".
extrapolações.
é tudo sobre trabalhar a própria mente e a tendência de extrapolar.
busque equilíbrio, harmonia mental.
assim a tua vida e a do próximo será mais leve.
reflita mais, aponte menos dedos julgadores.




















